Tal como Aveiro, Albergaria-a-Velha é um concelho repleto de festas, especialmente religiosas, onde cada lugar de cada freguesia realiza uma festa anual em honra do santo a que são mais devotos. As igrejas ou capelas onde se realizam estas festas foram construídas para fazer face às reivindicações das populações devotas que protestavam contra a distância a que se localizava a igreja ou capela mais próxima ou, por outro lado, para pagar promessas.
Algumas das festas religiosas de Albergaria-a-Velha, nomeadamente aquelas que se realizam em meio rural, associam a solenidade da devoção ao convívio popular, sendo frequente nestas festas a partilha de um piquenique ou de uma merenda entre os convivas. Uma das festas mais grandiosas e tradicionais do município de Albergaria-a-Velha, a Festa em honra de Nossa Senhora do Socorro, exemplifica esta prática.
Previsivelmente, há santos que são festejados tanto por aveirenses como por albergarienses, designadamente São Gonçalo. Por outro lado, o Carnaval representa uma festa profana que mantém o seu caráter tradicional e castiço, onde há também lugar para a sátira, tanto em Aveiro (com a tradição das Pulhas e o Cortejo do Entrudo, em Cacia) como em Albergaria (com a Queima do Judas no Fial e o Cortejo de Carnaval em Albergaria).
Festas religiosas
Outras festas
Feiras
Cada um destes ícones remete para informação sobre as respetivas feiras.
Permite aceder à lista das várias festas do território em consideração.
Apresenta vista de satélite.
LIRA is proudly powered by WordPress