Festas de Albergaria-a-Velha

Tal como Aveiro, Albergaria-a-Velha é um concelho repleto de festas, especialmente religiosas, onde cada lugar de cada freguesia realiza uma festa anual em honra do santo a que são mais devotos. As igrejas ou capelas onde se realizam estas festas foram construídas para fazer face às reivindicações das populações devotas que protestavam contra a distância a que se localizava a igreja ou capela mais próxima ou, por outro lado, para pagar promessas. 

Algumas das festas religiosas de Albergaria-a-Velha, nomeadamente aquelas que se realizam em meio rural, associam a solenidade da devoção ao convívio popular, sendo frequente nestas festas a partilha de um piquenique ou de uma merenda entre os convivas. Uma das festas mais grandiosas e tradicionais do município de Albergaria-a-Velha, a Festa em honra de Nossa Senhora do Socorro, exemplifica esta prática. 

Previsivelmente, há santos que são festejados tanto por aveirenses como por albergarienses, designadamente São Gonçalo. Por outro lado, o Carnaval representa uma festa profana que mantém o seu caráter tradicional e castiço, onde há também lugar para a sátira, tanto em Aveiro (com a tradição das Pulhas e o Cortejo do Entrudo, em Cacia) como em Albergaria (com a Queima do Judas no Fial e o Cortejo de Carnaval em Albergaria).

Os momentos de lazer incluíam não só as festas, mas também os encontros de famílias e amigos, onde o traje era também cuidado.
Uma das principais ruas de Angeja engalanada para a festa em honra de Nossa Senhora das Neves

Trajes

  • A diferenciação entre trajes de trabalho e trajes de lazer permite confirmar a importância das festas na vida dos indivíduos e da comunidade. 
  • O aprimorado rigor com que romeiros vestiam, bem como os trajes domingueiros de pessoas que durante a semana trabalhavam em atividades manuais desgastantes, assinala o valor atribuído às ocasiões de lazer, necessariamente diferentes do quotidiano profissional.
  • Detalhes sobre os trajes típicos de Albergaria, quer usados em festas, quer adequados para as tarefas profissionais do quotidiano podem ser consultados na secção sobre os Trajes de Albergaria-a-Velha. 

Sons

  • A partir da festas são criadas dois tipos de músicas populares: aquelas que, por vezes espontaneamente elaboradas, são entoadas pelos participantes nestes momentos de confraternização e aquelas produzidas e encenadas pelos grupos etnográficos e folclóricos. 
  • Na sua função de perpetuadores de tradições, a “tradição inventada” das músicas populares apresentadas por estes grupos assume uma função didática.
  • Algumas das músicas tradicionais de Albergaria-a-Velha podem ser encontradas na página sobre os Sons de Albergaria-a-Velha. 

Gastronomia

  • A solenidade das festas religiosas frequentemente dá lugar à animada e descontraída confraternização entre familiares, amigos e outros participantes neste ato público e comum. 
  • Nesta ocasião, que poderá ter lugar em habitações particulares ou em espaços públicos, há lugar para iguarias regionais que, em Albergaria, agregam influências da Bairrada (leitão assado) e da proximidade à ria (enguias). 
  • A doçaria inclui os célebres turcos de Albergaria e, mais recentemente, os pastéis de Albergaria.

Experiências coletivas

  • Um dos traços distintivos das festas de Albergaria-a-Velha é a mobilização da população do concelho para se deslocar, em romaria, a festividades em freguesias e lugares dos quais não são naturais. Por outro lado, os habitantes desses lugares prestam também uma dedicada devoção e culto ao santo que a festa evoca.

Observações para navegação nos mapas

Festas religiosas
Outras festas
Feiras
Cada um destes ícones remete para informação sobre as respetivas feiras.

Permite aceder à lista das várias festas do território em consideração.

Apresenta vista de satélite.

Festas de Albergaria-a-Velha

Festas de Alquerubim

Festas de Angeja

Festas da Branca

Festas de Frossos

Festas de Ribeira de Fráguas

Festas São João de Loure

Festas de Valmaior